Hi, Hola, Yo, Haut, Alta, Hallo, No-pycckn...
Enfim, OIIIIII meus caros, rs.
Gente, vocês devem estar se perguntando porque iniciei esse post com essas palavras???? Bem, veja só... Primeiro porque adoroooooo novidades, então resolvi colocar o OI semanal em diversas línguas (inglês, alemão, espanhol, japonês, francês, italiano, russo, e claroooooo que não poderia faltar o bom e velho OIIIIIII em português, língua lindaaaaaaa). Segundo, foi porque o assunto dessa semana é...
Não, não é OIIIII, rs. É que a base do texto desta semana serão dois textos que utilizam duas palavras não muito utilizadas no nosso cotidiano.
Genteeee, vocês já ouviram falar de COMMONS & ROSSIO NÃO-RIVAL????
Eu admito que meus neurônios inicialmente se viram meio enroladinhos com essas palavras, especialmente a segunda. Então para dar uma ajudinha, aos meus e aos seus neurônios, vamos tentar entender um pouquinho o que essas duas palavritas significam.
Pessoas, aqui farei um brevíssimo resumo dos termos, para entender mais profundamente sugiro que leiam dois textos, a saber: O rossio não-rival, de Simon e Vieira; e A economia política dos commons, de Benkler (pag 15 -30), disponível e: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Alem_das_redes_-_livro/Alem_das_redes.pdf
Bem, vamos lá...
Os dois termos referem-se basicamente a mesma coisa, porém suas origens são distintas. Ou seja, enquanto o termo Commons tem origem inglesa, o rossio, tem origem portuguesa.
Vejamos então:
Commons: tipo particular de arranjo institucional que governa o uso e a disposição de recursos. Sua principal característica, que os define de forma distinta da propriedade, é que nenhuma pessoa tem controle exclusivo do uso e da disposição de qualquer recurso particular. Pelo contrário, os recursos governados pela comunidade pode ser utilizados e dispostos por qualquer um entre dado número de pessoas... (Benkler)
Rossio: pode ser um terreno ou largo bastante espaçoso; grande praça; ou terreno roçado e usufruído em comum. (Houaiss, 2001)
Não-rivais: os recursos não rivais é aquele que admite usos simultâneos que não competem entre si. (Simon e Vieira)
Rossio não-rivais: é um conjunto de bens ou recursos não-rivais (isto é, que podem ser utilizados simultaneamente por mais de uma pessoa) e que são utilizados em comum por uma determinada comunidade. (Simon e Vieira)
Então é isso, os dois termos se referem a uma "certa" liberdade na utilização de determinado recurso, no caso os softwares. Genteeeeee, ainda se tem muito que caminhar para que isso seja 100% realidade, porque, vamos convir que ainda não usufruímos dessa liberdade. Então, como já cantava Xuxa há mais de uma década atrás...
"Libera geral, libera geral, libera geral (então libera)
Libera geral, libera geral, libera geral (então libera)"
Libera geral, libera geral, libera geral (então libera)"
2 comentários:
kkkkkk....post criativo, espontâneo e bastante informativo...Amei
Obrigada Lana, rs
Postar um comentário