"Oi" meus caros, essa semana vamos começar nosso diálogo semanal com uma saudação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)
Pessoas, eu simplesmente adorooooo novidadesss. Sério.
Há anos atrás quando tive acesso pela primeira vez a um computador fiquei tão eufórica e curiosa que mexi e remexi em tudo quanto foram botões e links que encontrei. Resultado: bloqueei o computador e quase infarto pensando que havia quebrado, rs.
Nossa, isso foi há... muitos anos atrás, rs.
Bem, de lá para cá houveram inúmeros e enormes avanços, criações, recriações, e mais criações de tecnologias e mais tecnologias...
Peraí!!!! Mas o que é mesmo tecnologia????
Quando falamos em TECNOLOGIA a primeira coisa que, geralmente, nos vem a cabeça são itens como computadores, celulares, televisores, MP3... E daí por diante, não é?
Mas será que esse "conceito" que fazemos acerca da tecnologia está 100% correto?
Bem meus caros, só há um jeito de descobrirmos isso!!! Consultando o bom e velho DICIONÁRIO. Ok, pode ser a Wikipédia, rs.
Vejamos. Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. (Wikipédia).
Para o engenheiro João Ricardo Leal F. da Motta (2013) "tecnologia é quando utilizamos nosso conhecimento técnico, científico e empírico para solução de problemas, através da criação de dispositivos eletroeletrônicos, softwares, novos materiais, processos de manufatura e também seu aperfeiçoamento". Percebamos que a tecnologia vai muito além dos aparelhos modernos, ou seja, até um simples talher que usamos nas nossas refeições é também tecnologia!!!! (mas isso ainda gera divergências)
Karasinski (2013) relata que muitas vezes a definição de tecnologia "depende" do contexto. Vejam só. Se perguntarmos para alguém que trabalha como computação o que significa tecnologia, provavelmente ela nos responderá algo relacionado a aparelhos e distribuição de informações. Se perguntarmos para um médico será que ele nos responderia da mesma forma? Suponho que não, ainda que ele relacione com as ferramentas de informática e cia, o uso e direção da tecnologia na área de saúde estaria mais focado para estudo de patologias, descoberta de novas drogas, aparelhos para infusão de medicamentos...
Agora que já conversamos e já compreendemos um pouquinho mais do que é tecnologia (por definição), vamos entrar no ASSUNTO DA SEMANA, que por sinal é um tema que
muitoooooo me interessaaaaaaa!!! Vamos falar de...
E ai???? O que vocês imaginam que seja essa tecnologia????
Vamos tentar entender o que é a Tecnologia Assistiva - TA, através dos significados das duas palavras que compõem o termo. Já vimos acima o que é tecnologia, vamos agora buscar o significado de ASSISTIVA.
Genteeee, se tentarmos encontrar a palavra assistiva em qualquer dicionário suponho que não teremos sucesso na empreitada. Por isso vamos procurar o verbo "assistir", do qual a palavra assistiva deriva. vejam só, consultando o Dicionário Informal, encontramos a seguinte definição: prestar assistência; proteger; auxiliar; ajudar; socorrer.
Hummmmm. Então podemos supor que Tecnologia Assistiva seja a "tecnologia que auxilia, presta assistência, ajuda, socorre ou protege". Será que é isso mesmo pessoas? Vamos ver o que dizem os especialistas. Consultando o artigo de Teófilo Galvão Filho e Luciana Damasceno intitulado "Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: recursos para a autonomia e inclusão sócio-digital da pessoa com deficiência" disponível para leitura aqui no Bom para LER, encontramos a seguinte definição:

Resumindo, Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e consequentemente promover vida independente e...
Vejam bem que não se trata apenas de recursos físicos e materiais, mas de todos os "produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços" que facilitam a vida de pessoas com deficiências e cia.
Então, quando minha querida amiga Lana Borges utiliza o computador e digita as aulas para mim (que sou literalmente surda) ela está praticando a Tecnologia Assistiva!!!! Observemos que a TA não é o computador em si, mas Lana Borges ao digitar as aulas, através da sua prática e metodologia ela transforma o computador em uma ferramenta de TA.
Entenderam???? Se pararmos para analisarmos a Tecnologia Assistiva ela é bem simples.
Sem mistérios. Claro, que existem também os recursos mais elaborados, específicos, detalhados e trabalhados para a TA. Mas no momento não vou me ater a isso (deixo textos na coluna Bom para LER para alimentar as possíveis inquietações quanto a isso, rs)
Como todos sabem eu sou Fisioterapeuta, apaixonada pela FISIOTERAPIA!!! Especialmente pela área pediátrica, enfim, gosto muito de trabalhar com crianças. Genteeeee, o que mais amooooo na Fisioterapia é que ela não trabalha com as "limitações" ela trabalha com as POSSIBILIDADES. Isso me encanta e me fascina.
Então, a Fisioterapia tem tudo a ver com as Tecnologias Assistivas. Porquê?
Por que um dos focos principais do tratamento fisioterapêutico é a independência funcional.
Ou seja, encontrar caminhos compensatórios que favoreçam a execução de uma tarefa.
Genteeeeee, perceberam??? Claro que qualquer fisioterapeuta vai tentar melhorar o funcionamento de um músculo ou sistema lesionado, mas não ficará preso a isso.
Por exemplo: para realizarmos um movimento, como elevar o braço, utilizamos vários músculos. Sempre tem um principal, aquele que tem uma importância maior no movimento, mas geralmente ele não é único. Então a pessoa sofre uma lesão grave nesse músculo. O que faremos? Tratar o músculo claro, mas também e principalmente encontrar mecanismos compensatórios. Ou seja, tentar ativar a musculatura auxiliar para que eles passem a ter um papel maior no movimento.
Assim é a Tecnologia Assistiva. Encontrar caminhos para superar as barreiras e limitações impostas pela deficiência e assim possibilitar a execução de tarefas antes quase impossíveis, como também proporcionar a aquisição de novas habilidades e por fim favorecer a independência e INCLUSÃO..
É isso. A Tecnologia Assistiva abre um leque de possibilidades, mas é importante destacar que isso sozinho não vai promover a inclusão. É preciso mais, muito mais, especialmente engajamento social. Enfim, Lana(s) Borge(s) multiplicadas, rs.
E você??? Pratica a Tecnologia Assistiva no seu dia-dia???
Bem meus caros, vou ficando por aqui. Espero que o texto tenha ajudado a entendermos um pouquinho mais de tecnologia, Tecnologia Assistiva e que tenha nos feito perceber que a INCLUSÃO somos nós quem fazemos, ou deixamos de fazer.