Olha eu
aqui de novo!!!! Pois é, depois de tanto tempo sem escrever estou voltando com
todo gás.
Essa
semana teremos duas aulas ministradas pelos próprios alunos no mestrado de
Educação da UFBA. Por isso temos dois assuntos em pauta: Web 2.0 e Simulação. O
primeiro já falamos acima, e agora vamos conversar um pouco sobre o segundo.
Consultando
o Dicionário, versão impressa, encontramos a seguinte definição para simulação:
fazer aparecer como real uma coisa que não o é; fingir.. De acordo dados da
Wikipédia, em computação simulação consiste em empregar formalizações em
computadores, tais como expressões matemáticas ou especificações mais ou menos
formalizadas, com o propósito de imitar um processo ou operação do mundo real.
Desta forma, para ser realizada uma simulação, é necessário construir um modelo
computacional que corresponda à situação real que se deseja simular.
Dentro
desse contexto de simulação computacional encontramos inserida a realidade
virtual, também chamada de Holografia, e/ou ambiente virtual. É definida como
uma "tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema
computacional, com intuito de "recriar ao máximo a sensação de
realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas
realidades temporais". (Wikipédia)
Em
virtude dessa técnica ser realizada em tempo real de modo a favorecer a plena
percepção do usuário, essa técnica passou a ser utilizada para fins
terapêuticos, a exemplo da Fisioterapia. Destacando que pode ser utilizada para
inúmeras finalidades, mas ressaltarei aqui especialmente para pacientes
neurológicos, com graves restrições motoras, a exemplo de crianças com
Paralisia Cerebral.
Gente,
o tema é bastante amplo, por isso me comprometo a abordá-lo de forma mais
aprofundada posteriormente. Sugiro, e disponibilizo aqui na coluna lateral, no
Bom para LER, uma dissertação de Pós-graduação em Fisioterapia da UFPE, que
fala sobre a aplicação da realidade virtual no tratamento de distúrbios
posturais em crianças com Paralisia Cerebral.
Vejam,
abaixo, um vídeo falando sobre a aplicação da Realidade virtual no tratamento
fisioterapêutico. Infelizmente não achei nenhum vídeo desse tema legendado em
português, por esse motivo o vídeo abaixo não tem legenda, estarei procurando
ver se encontro outro vídeo legendado para substituir, posteriormente.
Pessoal,
percebamos como a tecnologia pode ser utilizada de milhares de formas, e pode
ser um grande diferencial na vida de muitas pessoas, a exemplo da Tecnologia
Assistiva que vem fazendo toda uma diferença na vida diária e na inclusão de
pessoas com deficiências. Vale a pena ler um pouco mais sobre o tema. Sugiro
visitarem o site do Professor Teófilo Galvão, lá tem um montão de informações úteis,
disponíveis em livros, artigos e textos. O endereço para acessar o site
é: http://www.galvaofilho.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário